sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Corsage, a moda americana que chegou ao Brasil


Os casamentos brasileiros são muito influenciados pela cultura americana. Ter damas adultas, as chamadas damonas,  nos casamentos é algo cada vez mais comum.
E o corsage é mais um elemento que entrou nos casamentos brasileiros, é uma espécie de pulseira de flor, um acessório de arranjo de flores preso em uma pulseira ou elástico, usado no pulso. Pode ser de uma flor ou vários punhadinhos de flores juntos. Também chamado de bouquet corsage. Alguns também consideram o broche de flor (mais ou menos no mesmo estilo) como corsage.
É um acessório usado pelas adolescentes nas formaturas americanas. Certamente, você já viu algum filme americano que mostra alguma garota usando o corsage. Geralmente, o acompanhante do baile de formatura presenteia a menina com esse acessório. É uma maneira de identificá-la como uma pessoa especial. Um mimo!
Tradicionalmente nos EUA, nos casamentos o corsage era usado para identificar as mulheres mais próximas do casal, ou, então, da noiva. Inclusive, as mães dos noivos e avós usavam. Hoje em dia, o corsage é mais usado pelas damas mesmo (bridesmaids) no exterior. Usado no pulso esquerdo. Em alguns casos, a noiva pode usar corsage ao invés de o buquê.
Se você for ter damas adultas no seu casamento e quiser que elas usem corsage, dispense o uso do buquê na mão durante a entrada do cortejo.
No Brasil, as noivas inspiram-se nessa ideia de casamento e colocam corsages nas madrinhas e/ou nas damonas.
O simbolismo do corsage é lindo! Essa é uma maneira de evidenciar as mulheres especiais para o casal ou para a noiva. Na realidade, está mais ligado às mulheres “do coração” para a noiva que para o casal propriamente. Assim como, o noivo coloca a flor na lapela nos seus padrinhos (os homens especiais para o noivo).
Claro que o cortejo do casamento já é composto por pessoas muito especiais, mas essa é uma comunicação visual. Um gesto de gratidão pelas mulheres especiais, destacando que elas não são meras convidadas, mas pessoas muito especiais na vida da noiva.
Os corsages podem ser feitos de flores naturais ou artificiais (tecidos). Os de tecidos são mais comuns (de seda, chiffon, renda, organza).
Quando alguém pensa em usar corsage sempre vem a dúvida sobre a cor, o indicado é que combine com o vestido. Por isso, o ideal é usar uma cor neutra (branco, bege, off white) que combine com qualquer cor de vestido de festa (caso você for dar para suas madrinhas).
Os pequenos detalhes fazem qualquer casamento diferente! Essa é uma excelente forma de incorporar as flores no casamento.

Confira alguns modelos de Corsages: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário