segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A importância de uma boa alimentação no período que antecede o casamento


A partir do momento que decide se casar, é normal que a noiva inicie todo um “ritual” de preparação: ela precisa fazer, junto ao noivo, a lista de convidados; decidir cada detalhe do casamento; escolher o vestido dos seus sonhos e muito mais! Mas, no meio de tanto agito, não pode descuidar da sua alimentação e da sua saúde, até mesmo para garantir que se sentirá linda e feliz no seu grande dia!

Seguir uma alimentação balanceada é fundamental, não somente para uma noiva que deseja perder alguns quilinhos, mas para qualquer mulher que queira estar com a “saúde em dia”, especialmente neste período pré-casamento, e também com a pele e com os cabelos bonitos (afinal, eles são reflexos de um corpo saudável)!

Cristina Martins, nutricionista do Rio de Janeiro (RJ), graduada pela UFRJ, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e diretora da empresa NutriEventos, explica que alimentos são fontes de nutrientes para todas as células do organismo. “Uma alimentação adequada e individualizada, que atenda às necessidades da noiva é primordial para ter muita saúde nesta fase corrida que antecede o casamento e para que a noiva alcance sem sacrifícios o peso desejado, e garanta uma pele mais bonita e iluminada”, destaca.

Como deve ser a alimentação da noiva no período que antecede o casamento

Mas, afinal, como deve ser esta alimentação?

Vale ressaltar que cada pessoa possui suas particularidades, por isso, o ideal é procurar, quando possível, um(a) nutricionista para passar um cardápio individualizado (que levará em conta, também, seus objetivos).
Mas, de forma geral, a nutricionista Cristina destaca o que a noiva deve evitar nesse período que antecede o casamento:

  • Açúcar
  • Frituras
  • Amendoim
  • Chocolate
  • Refrigerantes
  • Industrializados em geral

Alimentos sem nutrientes, ricos em sódio e que tenham em sua composição calorias vazias, como sucos artificiais com açúcar.

“Deve-se evitar comer muito tarde e muita quantidade de uma só vez, ficando longos períodos em jejum”, acrescenta a nutricionista Cristina.

Ainda de acordo com a profissional, a alimentação deve ser rica em vitaminas e minerais, água, deve conter carboidratos complexos e gorduras de qualidade. “E é muito importante que seja rica em fibras e contenha pré e probióticos, já que são indispensáveis para o bom funcionamento do intestino - que é a porta de entrada para nutrientes, favorecendo melhor absorção, e também, de forma negativa, de toxinas, quando não apresenta bom funcionamento”, explica.

Abaixo, Cristina Martins cita um exemplo de cardápio:

Café da manhã
: suco verde, salada de frutas vermelhas com semente de chia e mel.
Colação: chá de amora com hibiscus e mix de castanha do Pará, nozes e semente de abóbora.
Almoço: salmão com refogado de batatas (batata inglesa, batata doce e batata Yacon). Salada verde com broto de alfafa, alcachofras, semente de gergelim e molho de mostarda.
Lanche: gelatina de agar agar com uvas, iogurte desnatado, com gojiberry e cranberry secos + limonada.
Jantar: Sopa de vegetais com tofu em cubos.
Sobremesa: mousse de banana verde com maracujá.
Obs.: Não beber líquidos no almoço e jantar. Somente água 1h30 após as refeições. 

Vale ressaltar, por fim, que a noiva deve adotar uma alimentação saudável com o máximo tempo de antecedência possível e nunca deve se entregar a “dietas da moda” e a jejuns na busca de perder peso rapidamente.

Se desejar mesmo “perder alguns quilinhos” para o grande dia, o ideal é procurar orientação de um(a) nutricionista com pelo menos três meses de antecedência para alcançar bons resultados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário