segunda-feira, 4 de maio de 2015

Curiosidades acerca de maio, o mês das noivas


Você já deve ter ouvido falar que maio é, oficialmente, o mês das noivas. Mas sabe por quê? Há muitas lendas em torno do assunto.

As explicações históricas dizem que vem da Grécia antiga a tese de que o primeiro banho do ano era tomado em abril, após o rigoroso inverno europeu, portanto, em maio, as noivas encontravam-se limpinhas.

Mas há também uma explicação religiosa, pois maio é para os católicos o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus e, por isso, o favorito entre as noivas católicas.

Na Europa e EUA, o mês de maio é a plenitude da primavera, ou seja, época de muitas flores para serem usadas na decoração e clima ideal para quem não gosta de se casar nem com neve nem com muito calor.

Acredita-se que, no Brasil, o título de "mês das noivas” tenha sido dado com o passar dos tempos pelos fatores acima, especialmente o religioso, por sermos um país de maioria católica e pela “importação” de costumes europeus. 

Mas, o que pouca gente sabe é que, na verdade, maio não é o mês com maior número de matrimônios no Brasil.

O mês com maior número de casamentos é dezembro, especialmente devido ao fato de ser uma época e férias e décimo terceiro. Em segundo lugar, fica setembro, o mês da plenitude da primavera no Brasil. As informações são do IBGE. 

Mas, vale ressaltar, não só estes meses têm um número alto de casamentos. Março, abril, junho, outubro e novembro também são meses queridinhos das noivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário